O setor de transporte tem vários termos técnicos, assim como todas as outras áreas de atuação no mercado. Compreendê-los faz toda a diferença para quem mantém contato com transportadoras, com operadores logísticos e com empresas que ofertam e demandam os serviços do segmento.
A carga fracionada é aquela que, como o próprio termo sugere, é fracionada, ou seja, suas principais características são: poucos volumes, pesos mais leves, pequenas dimensões e vários clientes podem usar o mesmo veículo de transporte.
Para ser transportada, a carga fracionada é consolidada e acondicionada dentro de um veículo. O espaço disponível no interior de um caminhão é ocupado pelas cargas fracionadas de diversos clientes.
O serviço de coleta e de entrega será executado por meio de uma rota programada e pode ser realizado pelo mesmo veículo.
Sempre que o envio de uma carga fracionada estiver dentro do prazo de entrega, acordado entre o remetente e o destinatário, o ideal é contratar o frete convencional.
A carga fracionada representa a maior parte dos serviços prestados pelas transportadoras e tem um valor inferior em relação ao frete dedicado.
Se o prazo de entrega excedeu, e a previsão de entrega da transportadora não atender à necessidade do cliente, o melhor a se fazer é optar pelo frete dedicado. Esse é, normalmente, o tipo de serviço utilizado para transportar cargas fechadas.
Que tipo de carga fracionada você tem para ser transportada? Faça uma cotação com a gente!
Assine a Newsletter da Trans Wells Transportes.